
Sapezal-MT: produtor Diogo Dal Maso e família.
Entre os dias 13 e 31 de março, foram realizadas as devolutivas dos diagnósticos do Programa 3S em 59 propriedades produtoras de soja nos municípios de Sinop, Querência e Sapezal, no Estado do Mato Grosso. Os produtores receberam o relatório de soluções sustentáveis com plano de ação que tem como objetivo orientar o melhoramento contínuo da propriedade, com produção sustentável e de qualidade.
Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Alberto Saes Junior que atuou nos diagnósticos e nas devolutivas, foi excelente a receptividade em relação à entrega do relatório e do plano de ação. “Os desafios colocados para os produtores foram muito bem aceitos e alguns produtores já haviam iniciado algumas melhorias. Além disso, os planos com projetos, mapas e croquis estão sendo uma ótima ferramenta para adequação das propriedades”, afirmou.
Luiz Alberto também destacou que foi fundamental o apoio da equipe de originação da Cargill onde foram realizadas as ações do 3S para fortalecer a relação de confiança entre as equipes de trabalho do programa e os produtores. Para o acompanhamento do plano de ação em cada propriedade, serão realizadas outras visitas para esclarecimento de dúvidas e discussão sobre o que ainda pode ser melhorado. Além das visitas, estão previstos treinamentos e boletins informativos sobre temas recorrentes que costumam gerar muitas dúvidas entre os produtores.
Sobre o programa
Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (soluções para suprimentos sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico (IBS).