Notícias

Moratória da Soja completa dez anos com queda em taxas de desmatamento

O acordo foi prorrogado por tempo indeterminado em maio deste ano e o Brasil segue firme ao se comprometer a não comercializar soja proveniente de áreas de desmatamento

soja-campo

No dia 24 de julho, a Moratória da Soja completou dez anos e encontra-se prorrogada por tempo indeterminado desde maio deste ano por determinação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Moratória é um acordo mantido entre governo, setor produtivo e sociedade civil que tem como objetivo garantir que a soja brasileira só tenha acesso ao mercado de commodities caso a produção não esteja envolvida com desmatamento, além do trabalho escravo ou ameaças a terras indígenas.

Segundo dados divulgados pelo Greenpeace no dia 25 de julho, após dez anos de Moratória da Soja, o desmatamento em consequência do plantio desse grão caiu 86% no Brasil. Antes do acordo, a taxa de desmatamento na região da Amazônia era cerca de 5.922 km²/ano, o que caiu para 826 km²/ano nos dias atuais.

Por meio da Moratória da Soja, empresas comercializadoras do grão se comprometem a não comprar o grão de áreas que foram desmatadas após a assinatura do termo em 2006. A data de referência da Moratória foi mudada posteriormente para 2008, em alinhamento ao novo Código Florestal. Desde então, a Moratória vinha sendo renovada anualmente até maio deste ano quando o acordo foi renovado por tempo indeterminado ou até o momento em que não seja mais necessário.

Esse compromisso é rigorosamente monitorado pelo Grupo de Trabalho da Soja (GTS) utilizando metodologia baseada na análise de imagens de satélite fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e análise estatística desenvolvida em visitas de campo e sobrevoos, apoiada por auditagem dos contratos entre produtores e empresas compradoras.

Entre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, está o fim do desmatamento e o Brasil se juntou a diversos países do mundo para preservar as florestas . Engajados nessa causa, 1, 4 milhões de brasileiros assinaram o projeto de lei do Desmatamento Zero que foi entregue ao Congresso no ano passado. No combate ao desmatamento, a Moratória da Soja tem demonstrado ser um dos melhores exemplos de como o Desmatamento Zero é possível na prática.

, ,

Voltar ao topo