Notícias

Equipes do IBS no Programa 3S realizam sensibilizações e diagnósticos no Mato Grosso

grupo-sponchiado-durante-diagnostico-e-entrega-do-brinde-na-propriedade-1Durante o mês de setembro, a equipe do IBS percorreu algumas cidades do Mato Grosso para fazer as sensibilizações do Programa 3S entre os produtores da região, assim como o diagnóstico das propriedades. Foram visitadas propriedades agrícolas nas cidades mato-grossenses de Sapezal, Campos do Júlio, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Tangará da Serra, Nova Maringá e Querência. Ao todo, foram feitas as adesões de 62 propriedades que passaram a integrar o 3S no MT.

“Tivemos uma excelente receptividade entre os produtores sensibilizados e diagnosticados no Mato Grosso. Muitos demonstraram um bom entendimento sobre a importância das práticas sustentáveis na produção agrícola, aderindo ao 3S com a perspectiva de melhorias em suas propriedades”, afirmou a coordenadora técnica da unidade IBSagro, a engenheira agrônoma Débora Marchini.

Nas sensibilizações, a equipe apresentou o programa e de que forma será desenvolvido, além de explicar a importância das práticas sustentáveis. Após a adesão dos produtores, foi realizado o diagnóstico de cada propriedade, com aplicação de questionário para avaliação de enquadramento das condições da propriedade às normas 3S. No diagnóstico, é feita a avaliação in loco das condições de conformidade de cada empreendimento rural, além do registro de imagens.

campo-novo-do-parecisLocalizado na região Centro Oeste do Brasil com extensão territorial de 903.198,091 km², o Mato Grosso é o Estado que mais produz soja no país. “É fundamental promover a produção sustentável em uma região inserida nos biomas Amazônia e Cerrado que são de extrema importância para a biodiversidade, além de ser uma região que tem um extraordinário desempenho no setor agropecuário”, destacou a diretora da unidade IBSagro, a engenheira agrônoma Priscila Terrazzan.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (soluções para suprimentos sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico (IBS). Esse programa contempla a sensibilização de produtores, diagnóstico da situação das áreas trabalhadas, plano de ação e consultoria e treinamentos para melhoria contínua das propriedades assistidas.

, , ,

Voltar ao topo