Notícias

Devolutivas dos diagnósticos das propriedades são entregues no Paraná

O produtor Manoel Retzaf e o filho recebem o certificado de participação no 3S e o relatório, na propriedade da família em Rebouças-PR.

O produtor Manoel Retzaf e o filho, de Rebouças-PR, recebem o certificado de participação no 3S e o relatório.

Entre o final de janeiro e início de fevereiro, a equipe do Programa 3S realizou as devolutivas dos diagnósticos das propriedades atendidas no Estado do Paraná. As devolutivas foram realizadas em 64 propriedades nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Prudentópolis, Irati e União da Vitória.

Nesta fase, o produtor recebe um relatório de soluções sustentáveis da propriedade, com indicadores de sustentabilidade da sua propriedade, seus destaques e desafios. Além disso, o produtor recebe um esquema de plano de ação sobre o que poderá ser realizado na propriedade para que haja melhorias para produção de soja sustentável.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Roso, a receptividade dos produtores tem sido excelente em relação às ações que devem ser implementadas e percebem que estas são simples e objetivas. Com isso, os produtores se comprometem mais facilmente e agradecem pela direção que lhes foi dada.

Durante as devolutivas, é também realizada a consultoria com um leque de opções para o melhoramento contínuo da propriedade atendida. Após esta etapa, serão realizadas outras visitas para que haja acompanhamento do plano de ação, esclarecimento de dúvidas e discussão sobre o que ainda pode ser melhorado, além dos treinamentos e boletins informativos.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (soluções para suprimentos sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico (IBS).

 

 

, , ,

Voltar ao topo