Notícias

Atendimentos do 3S no Pará buscam o melhoramento contínuo das propriedades

Palestra 3SAs 21 propriedades atendidas pelo Programa 3S no município de Santarém, no Estado do Pará, receberam visitas técnicas de monitoramento para o melhoramento contínuo da produção de soja sustentável, durante o mês de outubro. A primeira visita deste modelo de acompanhamento do melhoramento contínuo ocorreu em fevereiro/2017 com a entrega do plano de ação e discussão sobre as mudanças a serem realizadas nas propriedades de Santarém.

Esse acompanhamento é orientado a partir do diagnóstico das propriedades que se baseia na legislação brasileira aplicável à produção rural nas esferas ambiental, trabalhista, saúde e segurança. Portanto, além de um acompanhamento para melhorar a sustentabilidade da produção, o produtor tem a oportunidade de se adequar à legislação com a consultoria do Programa 3S.

“Santarém está se tornando uma região produtora de grãos, entre eles, a soja. Este pioneirismo relacionado ao cultivo dos grãos demanda uma mudança na cultura local, principalmente com relação aos itens relacionados à saúde e segurança do trabalhador, que é algo novo tanto para os empresários da região como também para os agricultores”, destaca o consultor do Instituto BioSistêmico (IBS), Humberto dos Reis, que atua pelo 3S.

Com o objetivo de capacitar os produtores, a Cargill e o IBS promoveram uma palestra ressaltando a importância do PPRA e do PCMSO (programas de saúde e segurança do trabalho) “Com os programas de saúde e segurança do trabalhador, as fazendas cumprem as exigências das normativas federais, inclusive qualificando os trabalhadores nos critérios do INSS, referentes ao PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário”, explica Humberto.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico.

 

, , ,

Voltar ao topo